Qual o melhor material entre MDP e MDF?
Uma dúvida recorrente dos nossos clientes é sobre qual o melhor material entre MDP e MDF? Quais características eles oferecem para cada tipo de móvel? Qual a diferença entre eles?
A verdade é que ambos os materiais são excelentes, tanto o MDF quanto o MDP têm suas vantagens.
O MDP é feito com partículas de madeira prensadas, é formado por três camadas: uma mais grossa no miolo e duas finas nas superfícies. Essa composição torna o material mais robusto e bem estruturado, pronto para receber mais peso que o MDF (apesar de ser mais leve).
O MDF é um material bem uniforme, essa característica permite que as placas aceitem cortes em diferentes direções, permitindo mais liberdade para o design do móvel. A aplicação de revestimentos, a criação de peças arredondadas e acabamentos sofisticados são características na estética dessa matéria-prima.
Muita gente pergunta se o MDF é melhor que o MDP. O fato é que eles possuem finalidades específicas. Existem algumas vantagens e desvantagens, mas isso depende de como serão utilizados.
O MDP é o antigo aglomerado que esfarelava com facilidade? Definitivamente não, o MDP é formado por partículas prensadas e o aglomerado por resíduos de madeira, o MDP não esfarela.
O MDF é mais plano e liso, ele é a melhor opção para receber tinta, verniz e revestimentos de acabamento.
Para ambientes mais úmidos prefira o MDP, suas chapas em camadas dificultam a corrosão e expansão do material.
Atualmente é bem comum a combinação de MDF e MDP no mesmo móvel.
Quer entender mais? Assista já o vídeo no nosso canal do Youtube
Siga nossas Redes Sociais para se manter informado e ficar por dentro de todas as nossas novidades, dicas e conteúdos! Para você, cliente, que é apaixonado por sua casa!
Comentários